Vacinação contra gripe e sarampo em Manaus prorrogada até 15 de junho

Vacinação contra gripe e sarampo em Manaus prorrogada até 15 de junho

Prefeitura de Manaus decidiu prorrogar a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Campanha Municipal contra o Sarampo até o dia 15 de junho. A medida é para assegurar a imunização aos públicos-alvo das duas vacinas. Como estratégia para alcançar o maior número possível de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai levar a vacinação para creches e escolas públicas, além de locais de aglomeração de pessoas, como supermercados, por exemplo.

“A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações, assim como para o sarampo. Vamos fazer uma busca ativa principalmente de crianças que ainda precisam ser vacinadas contra as duas doenças”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Até o dia 30 de maio, a cobertura vacinal contra o vírus Influenza em Manaus estava em 52,28%, o que corresponde 221.863 pessoas imunizadas de um público alvo de 424.402 pessoas. Na campanha contra o sarampo para crianças de seis meses até cinco anos de idade, a cobertura vacinal alcançou 74,61%, o equivalente a 142.946 crianças vacinadas.

Na campanha contra a Influenza, as crianças de seis meses até 4 anos e gestantes são as que estão com cobertura vacinal mais baixa, 40,77% e 38,90%, respectivamente.

Os públicos-alvo das duas campanhas podem procurar a vacinação em 183 salas de vacina da rede pública distribuídas em todas as zonas da cidade. Quem foi vacinado contra o sarampo recentemente pode receber a dose contra a gripe.

Texto: Sandra Monteiro/Semsa

Foto: Arquivo/Semcom

Compartilhar