Corpo de Dança do Amazonas realiza temporada de espetáculos em comemoração aos 20 anos de fundação

Corpo de Dança do Amazonas realiza temporada de espetáculos em comemoração aos 20 anos de fundação

Em comemoração aos 20 anos de fundação, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), organizou diversos espetáculos para 2018. Entre as primeiras apresentações estão “Sagração da Primavera” e “Cabanagem”, que serão realizadas durante o mês de junho, no Teatro Amazonas e no Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes, s/Nº, Centro, com entrada gratuita.

Nesta quarta-feira (06/06), às 20h, será aprsentado o espetáculo “Cabanagem”, de Mário Nascimento, no Teatro Amazonas. A obra fala da Cabanagem, histórica revolta popular, quando negros, índios e mestiços insurgiram-se contra a elite política na região Norte do Brasil. A coreografia é inspirada na literatura de Márcio Souza e Marilene Corrêa, procurando sempre traduzir o espírito de resistência, luta, revolta e de preservação das culturas.

Reapresentações – “Cabanagem” será reapresentado no dia 7 de junho, às 20h, no Teatro Amazonas e 15 de junho, às 19h, no Teatro da Instalação. Em todas as apresentações, a entrada será gratuita.

De acordo com o diretor do CDA, Getúlio Lima, neste ano, os profissionais da companhia terão a oportunidade de mostrar seus talentos durante os eventos comemorativos. Ele afirma ainda, que além de espetáculos, planeja realizar eventos didáticos, como cursos e intercâmbios.

“Para 2018, estamos com uma programação que visa potencializar o elenco de bailarinos, para que eles possam ser valorizados ao dançar. Desejamos também que eles possam experimentar outros fazeres da profissão”, comenta. “Para isso, buscamos realizar cursos, intercâmbios e diversas produções que englobam também o nosso público, que pode participar de nossas atividades”.

Projetos do CDA – Criado em 1998, o Corpo de Dança do Amazonas realiza, além de espetáculos, atividades escolares e de experiência profissional com a população amazonense. Getúlio afirma que ao longo dos anos, a companhia já criou cerca de 60 coreografias.

“O Corpo de Dança do Amazonas comemora 20 anos em 2018 com muita alegria e a certeza de estar contribuindo com o desenvolvimento da dança em nossa região. Ao longo dessas duas décadas foram mais de 60 coreografias entre projetos torneios, intercâmbios e diversas outras atividades”.

Entre os projetos realizados pelo grupo estão “Dança, arte e escola: Espetáculo didático” e “CDA de Portas Abertas”, em que a companhia apresenta a rotina de ensaios e faz visita ao Teatro da Instalação. Getúlio finaliza afirmando que atividades como estas aproximam o público da companhia.

“Estamos de portas abertas, no sentido de realizar atividades que nos aproximem com a população. Essa também é uma forma de agregar valor ao trabalho dos nossos artistas”.

 

Foto: DIVULGAÇÃO/SEC

Compartilhar