Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em Sessão Especial na Aleam

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em Sessão Especial na Aleam

No dia 5 de junho é comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente e a data foi celebrada na manhã desta segunda-feira (4) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com a realização de uma Sessão Especial que reuniu diversas autoridades e ativistas da área ambiental para discutir a importância da preservação e ampliação das áreas verdes nas cidades. O evento teve iniciativa do deputado Luiz Castro (Rede), que preside a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Aleam.

O parlamentar explicou que o evento inaugura a Semana do Meio Ambiente, que terá atividades importantes não apenas na Casa Legislativa, mas também encontros e debates promovidos pelos Governos Municipal e Estadual, o que, para o deputado, mostra o comprometimento de todos nas causas socioambientais. “É importante termos a compreensão de que o conceito de sustentabilidade precisa ser efetivado em suas múltiplas dimensões: social, econômica, política, cultural”, alertou.

Também presentes ao encontro, o deputados Alessandra Campêlo (MDB) e José Ricardo Lula (PT) falaram sobre a importância do meio ambiente na qualidade de vida das pessoas, assim como a necessidade de uma exploração racional dos recursos naturais na geração de emprego e renda para a população.  Para os parlamentares é preciso atentar para planejamento e ordenamento na expansão socioambiental das cidades.

Durante a Sessão Especial, o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) foi homenageado com uma placa em reconhecimento pelo combate aos crimes ambientais. O Ten.-Cel. Antônio Marcos Backman de Lima representou o Batalhão, e recebeu a placa das mãos dos deputados Luiz Castro e José Ricardo Lula.

O Ten.-Cel. Backman falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo seu Batalhão para, com número reduzido de homens, atuar em todo Estado, combatendo incansavelmente os crimes ambientais. Por isso, o comandante fez questão de destacar a atuação e dedicação dos policiais, que, segundo o militar, passam semanas longe de suas famílias, em missões no interior, mas não deixam de cumprir seu trabalho de fiscalização e combate. “Essa homenagem é diretamente para esses policiais”, disse, destacando “que isso sirva de mais uma motivação, para que continuem fazer o policiamento especializado e diferenciado”.

Ativistas ambientais, pesquisadores e apoiadores da causa ambiental também foram lembrados e receberam certificados de honra ao mérito. Foram homenageados:

Maria Erotides Coimbra, Movimento dos Catadores.

Ernande Pereira Galvão, ativista ambiental.

Roberta Monique da Silva Santos.

Pastor Henrique, Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial / Projeto Asez.

Pulo Sérgio Vieira Arcanjo, ativista ambiental.

Janete Fernandes da Silva, Associação dos Engenheiros Ambientais do Amazonas.

Cíntia Fernandes, Instituto Amazônia+.

Jaqueline Soares Canizo, ativista ambiental da causa animal.

Mário Jonas Taumaturgo de Souza, empresa Amazonlimpa.

Alessandro Dinelli, empresa Descarte Correto.

Noelia Maria Vinente Pereira, gestora e ativista ambiental.

Raimundo Monteiro de Souza, União Vegetal / Associação Novo Encanto.

Augusto Leite, Instituto Sumaúma.

Anete Jeane Marques Ferreira, ativista ambiental.

Dayse Campista Ferreira, pesquisadora e conselheira do Conselho Regional de Biologia.

Maurício de Almeida Noronha, ativista ambiental.

Compartilhar