Festival de Parintins deve bater recorde de visitantes em 2018

Festival de Parintins deve bater recorde de visitantes em 2018

Este ano, a 53ª edição do Festival Folclórico de Parintins promete entrar para a história, com um número recorde de visitantes. A expectativa da Prefeitura de Parintins é que esse número chegue à casa das 100 mil pessoas. Com um investimento de mais de R$ 20 milhões diretamente no festival, a tradicional festa dos bumbás Caprichoso e Garantido promete ser especial em 2018.

Dados da Secretaria de Turismo de Parintins mostram que o festival irá movimentar a Ilha Tupinambarana como há anos não ocorria. A três semanas para o início do festival, que ocorre entre os dias 29  de junho e 1º de julho, a cidade já conta com 90% de ocupação de pousadas e hotéis.

Segundo dados da empresa responsável pela venda de ingressos, também aproximadamente 90% dos bilhetes para as três noites do festival já foram comercializados, algo em torno de 16 mil ingressos. A probabilidade é que até o dia 20 de junho os ingressos estejam esgotados.

Além dos investimentos tanto no festival quanto na infraestrutura da cidade de Parintins, outros motivos aumentaram a expectativa de público este ano, como as comemorações pelos 30 anos de inauguração do Bumbódromo e a recente confirmação da presença do DJ internacional Alok na Festa dos Visitantes, marcada para o dia 28 de junho.

Divulgação – De acordo com a subsecretária de Turismo de Parintins, Karla Viana, por conta desse evento, já houve um pedido de aumento do número de voos para a cidade pelas companhias áreas. “As pessoas que costumeiramente chegavam no dia do início do festival, estão querendo antecipar a viagem”, afirma Karla. As companhias áreas GOL e MAP trabalham antecipadamente com cerca de 120 voos programados para Parintins, nesse período do festival.

Karla Viana adianta também que não há mais como reservar espaço para embarcações no Porto de Parintins, restando aos interessados somente procurar vagas em píeres particulares. Ela conta, inclusive, que há informação de que uma embarcação com capacidade para mais de mil pessoas parta de Manaus rumo ao festival.

“A expectativa é que esse seja um dos maiores festivais de todos os tempos. Houve um importante trabalho de revitalização do festival esse ano, por meio da parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal, com ações de divulgação desde o ano passado”, explica Karla Viana. Esse trabalho ganhou reforço da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), que vem participando de feiras e eventos nacionais e internacionais ligadas ao turismo divulgando o Festival de Parintins.

De acordo com o proprietário da empresa Amazon Best, responsável pela venda de ingressos do festival, Valdo Garcia, a expectativa é de um crescimento de 50% de público em relação ao festival do ano passado. Dos turistas que irão à Ilha Tupinambarana, 25% virão de fora da região Norte, com procedência de países como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai, explica Valdo Garcia.

Programação – De acordo com a subsecretária de Turismo de Parintins, Karla Viana, dentro da programação de festividades que antecedem a festa dos bumbás, fazem parte atividades como a escolha do cartaz oficial do festival e a realização de quadrilhas e danças folclóricas, marcadas para acontecer entre os dias 22 e 24 de junho, com a participação de 16 agremiações.

Haverá ainda a festa dos Bois “Mineirinho”, “Estrelinha” e “Tupi”, formada por crianças parintinenses. A festa dos Bois Mirins Caprichoso e Garantido, em marionete, completam as festividades.

 

Foto: Divulgação

Compartilhar