Finais do futsal das Municipíadas 2018 são realizadas na Arena Amadeu Teixeira

Finais do futsal das Municipíadas 2018 são realizadas na Arena Amadeu Teixeira

Foram realizadas nesta segunda-feira, 11/6, as finais de futsal masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil no masculino e feminino, da 21ª edição das Municipíadas. As disputas aconteceram na Arena Amadeu Teixeira, no bairro de Flores, zona Centro-Oeste da cidade. A competição de futsal contou com 96 escolas municipais de todas as zonas geográficas, envolvendo 850 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O time da escola Nazira Chamma Daou goleou a equipe da escola Cleonice Fernandes por 4 a 1 e conquistou pela primeira vez o título mirim feminino. Para professora de Educação Física, Thaise D’Escoffier, responsável também pelo mirim masculino da unidade, a participação no campeonato foi de grande importância tanto no lado esportivo, quanto social.

“Só das alunas saírem da escola e conhecerem um ambiente e espaço como a Arena Amadeu Teixeira, já é significativo. O esporte é muito importante no desenvolvimento da criança, pois traz a coordenação motora, habilidades adquiridas na prática esportiva que pode refletir em sala de aula, ajudando na questão da escrita e leitura”, comentou.

No infantil feminino, a escola Arthur Engrácio venceu a escola Eliana Lúcia por 3 a 0 e foi campeã da categoria. Segundo a professora Jéssica de Souza Santiago, a unidade que, no ano passado, perdeu a semifinal, ficando em terceiro lugar, este ano conseguiu o título tão esperado.

“O foco das alunas é jogar os Jogos Escolares do Amazonas e poder participar de um campeonato regional. Na modalidade, elas aprendem a coletividade, trabalho em equipe, união, comprometimento, amizade, enfim, tudo isso que o futsal proporciona”, frisou.

Trabalho pedagógico – As Municipíadas fazem parte do calendário anual da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e serve como estratégia de inclusão social e descoberta de talentos esportivos para o município e estado, além de ser um de confraternização esportiva que fortalece a política de valorização das crianças, adolescentes e jovens das escolas do Município tornando Manaus uma cidade melhor.

O coordenador de futsal, Iranildo Alves, destacou a participação das escolas e alunos durante os jogos, mas também a integração de todos inseridos no esporte como aprendizado pedagógico.

“A modalidade de futsal foi um grande sucesso, assim como as outras modalidades, mas com um número muito expressivo de equipes e alunos. O futsal se trabalha a parte pedagógica e educacional, além da questão da socialização, respeito às regras, solidariedade, cooperação e a parte cognitiva”, disse.

Vencedores

Mirim feminino

EM Nazira Chamma Daou

Mirim masculino

EM Edinir Telles

Infantil feminino

EM Arthur Engrácio

Infantil masculino

Antonina Borges de Sá

Juvenil feminino

EM Magalhães Cordeiro

Juvenil masculino

EM Dalvina Oliveira

Texto: Paulo Rogério Veiga/Semed

Foto: Cleomir Santos/Semed

Compartilhar