Minicurso oferece noções básicas sobre cultivo de hortaliças

Minicurso oferece noções básicas sobre cultivo de hortaliças

Prefeitura de Manaus oferece mais uma oportunidade de aprendizado para os interessados em adquirir conhecimento acerca do plantio caseiro de hortaliças. O minicurso de noções básicas sobre o tema será oferecido, gratuitamente, à população nos próximos dias 13 e 14 de junho, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, Zona Centro-Sul. O objetivo é incentivar o cultivo doméstico de hortaliças repassando noções sobre os tratos culturais necessários e os tipos de sementes utilizadas. Os interessados podem ligar para 3236-7330 e 3236-8013 e fazerem as inscrições.

O minicurso será dividido em aulas teórica e prática, ministradas pelo engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco. Na parte teórica, o foco será o da preparação das hortas em pequenos canteiros e os cuidados a serem tomados. As hortaliças mais comuns utilizadas em hortas caseiras são cebolinha, coentro, alface, couve, tomate, além das utilizadas como condimentos, a exemplo do manjericão e da chicória. “Hoje em dia o acesso às sementes é simples e fácil, o que permite a qualquer pessoa ter a sua horta em casa”, explica o diretor de Arborização e Paisagismo, Deyvson Braga.

Como atividade prática, no segundo dia de aula, os alunos escolherão a casa de um dos participantes do minicurso para preparar uma horta. Os minicursos com temáticas ligadas à arborização urbana e o paisagismo são oferecidos pela Prefeitura de Manaus desde 2015 como estratégias de educação ambiental que contribuem para a disseminação de informações e um envolvimento maior com o tema.

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas

Foto: Arquivo / Semcom

Compartilhar