Primeiro Fórum de Cultura e Ciência do Amazonas está com inscrições abertas

Primeiro Fórum de Cultura e Ciência do Amazonas está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Primeiro Fórum de Cultura e Ciência do Amazonas, que será realizado nos dias 28 e 29 de maio, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizado no Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho (avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3.000, Coroado I, zona leste).

O evento marca a parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em prol do desenvolvimento de ações culturais na capital e interior do Estado.

O Fórum será aberto a docentes e discentes das universidades, artistas, produtores e gestores culturais e demais interessados na temática proposta. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até o dia do evento por meio do www.cultura.am.gov.br/forum. Haverá certificado para os participantes.

GTs e debates – Com o subtítulo “Novos caminhos para o desenvolvimento do Amazonas”, o Fórum contará com grupos de trabalho (GTs) e debates sobre ciência e projetos culturais, com o objetivo de coletar ideias para futuras ações conjuntas, já que na ocasião também será realizada a assinatura de termo de cooperação técnica entre as entidades.

O encontro terá a presença do Secretário de Estado de Cultura, Denilson Novo; do reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga; e do reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo Costa, que falarão sobre a necessidade da construção de políticas culturais integradas no Estado, além de apresentar as propostas de trabalho de suas instituições.

Temas dos GTs – Entre as atividades do Fórum, destacam-se os Grupos de Trabalho propostos pelas entidades. A Ufam comandará os GTs Arte, Cultura e Acessibilidade”, que será mediado pelo professor Renato Antônio Medeiros Pinto; “Formação Continuada em metodologias do ensino das Artes (Música, Artes Visuais, Teatro e Dança)”; mediado pela professora Rosemara Staub de Barros/FAARTES; “Capacitação em organização de arquivos e bibliotecas”, com mediação do professor Raimundo Martins de Lima/FLIC e “Literatura e Teatro”, com o professor Saturnino Valladares/FLIC.

A UEA atuará nas temáticas “Cultura e seu Financiamento”, com mediação do professor Fabio Carmo Plácido dos Santos; e “Formação e Consolidação de Grupos Artísticos”, mediado pelo professor Jhon Weiner de Castro.

A SEC oferecerá cinco grupos de trabalho: “Economia e Cidades Criativas”, mediado por Karla Colares, administradora especialista em Economia Criativa; “Gestão e Produção Cultural”, com mediação do Diretor dos Centros Culturais da SEC, Taciano Soares; “Patrimônio: Restauro, Conservação e Imaterialidade”, mediado por Regina Lobato, Diretora de Patrimônio da SEC, Judeth Costa, gerente do Ateliê de Restauro e Marcia Tribuzy, licenciada em Música; “Tecnologia e Inovação”, pela Engenheira da Computação Rhullyanna Magalhães; e “Territorialidades: outras frentes para cultura”, por Francis Madson, mestrando em Teoria, História e Crítica da Cultura.

Inscrições: Gratuitas, por meio do www.cultura.am.gov.br/forum

 

Foto: Michael Dantas/SEC

Compartilhar