Com média de 11 mil atendimentos mensais, SOS Vida comemora nove anos de existência

Com média de 11 mil atendimentos mensais, SOS Vida comemora nove anos de existência

“Tábua de salvação”. É como o paratleta Jorge Balbino, 59 anos, descreve o SOS Vida, serviço da Prefeitura de Manaus que faz o transporte de usuários em tratamento de hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia, dentre outros. Com nove anos completos neste dia 09/11, o SOS Vida contabiliza aproximadamente 11 mil atendimentos/remoções ao mês. Jorge, que passou a ter dificuldade de locomoção após um acidente doméstico, foi um dos primeiros atendidos pelo serviço, que há nove anos permite sua ida para consultas médicas e fisioterápicas, possibilitando praticar hidroterapia e natação, o que o tornou um paratleta.

Com média de 11 mil atendimentos mensais, SOS Vida comemora nove anos de existência

O paratleta Jorge Balbino é atendido pelo SOS Vida desde que o serviço iniciou

“Todo paciente que inicia um tratamento, quando não tem condições financeiras, sabe que tem dia para começar, mas sabe também, que a qualquer hora pode parar, por não poder custear o transporte. Com o SOS Vida, a pessoa que precisa de transporte para essa finalidade, pode ter a certeza que o seu tratamento vai ter começo, meio e fim. O SOS Vida é fator primordial e indispensável para a qualidade de vida das pessoas de baixa renda que precisam desse atendimento”, afirmou.

O SOS Vida foi implantado em 2009, em substituição ao SOS Social, que atuava de forma precária. Atualmente, promove saúde e bem estar aos que necessitam do serviço, por meio do apoio de duas bases descentralizadas, uma localizada na zona Centro-Sul e outra, na zona Centro-Oeste da cidade.

A missão do serviço de transporte sanitário, como tecnicamente é definida a atividade de promoção à saúde realizada pela equipe de saúde, é transportar usuários com dificuldade de locomoção, usuários que necessitem realizar tratamento em saúde de hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, fisioterapia, troca de sonda, consulta médica e outros serviços.

“É um serviço muito humano e necessário a quem dele precisa. Fico feliz por saber que fazemos mensalmente milhares de atendimento e que por meio desses atendimentos, estamos mudando a vida de muitas pessoas, garantindo a diversas famílias a esperança do sucesso no tratamento de seus entes queridos”, destaca o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

“É um trabalho essencial que beneficia pessoas que realmente precisam, vital para garantir a continuidade do tratamento e o acesso dos usuários à rede de saúde do município e Estado”, afirma o secretário de Saúde, Marcelo Magaldi .

Estrutura – O serviço conta com 56 profissionais entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, administrativos, condutores socorristas e serviços gerais. O serviço possui frota de oito ambulâncias e vinte e um veículos tipo vans, sendo destas cinco adaptadas com elevador para pacientes cadeirantes.

Os agendamentos do serviço podem ser realizados pela população conforme disponibilidade de vagas, por meio dos telefones 0800-092-0-192 ou 3637-7777.

Texto: Ronaldo Pessoa e Wilson Reis/Semsa

Foto: José Nildo/Semsa

Compartilhar