CRAS do bairro Redenção é entregue revitalizado e equipes serão reforçadas

CRAS do bairro Redenção é entregue revitalizado e equipes serão reforçadas

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Redenção, zona Centro-Oeste, foi entregue revitalizado nesta sexta-feira, 22/3, pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. Essa é a sétima melhoria estrutural realizada nos Cras da cidade na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, sob coordenação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Segundo a primeira-dama, os Cras representam a porta de entrada para as pessoas que precisam de acolhimento e isso os tornam aparelhos importantíssimos de assistência social. “A assistência social é uma preocupação diária do prefeito Arthur. Por isso, mais do que reestruturar esse Cras, já estamos estruturando as equipes para podermos ampliar nossa capacidade de atendimento. Seria ótimo se tivéssemos 40 Cras, mas só temos 20, então trabalhamos com a realidade e por isso queremos o fortalecimento das equipes”, disse.

Ao todo, 7.790 famílias serão beneficiadas com a entrega do equipamento socioassistencial, que recebeu melhorias no telhado, forro, sistema elétrico, acessibilidade, pintura, reestruturação da sala multiuso, climatização e layout do espaço para melhor atender a população, além da criação de uma sala de escuta para atendimento individualizado dos usuários.

A secretária da Semasc, Conceição Sampaio, explicou que o espaço atenderá as famílias dos Conjuntos Hileia I, II, II, Santa Barbara, Eduardo Gomes e Santos Dumont, além dos bairros da Redenção e da Paz. “Essa revitalização é uma vitória para a zona Centro-Oeste, que agora pode atender tantos bairros e comunidades. Isso é resultado da determinação do prefeito, de trabalharmos duro para aumentar a assistência em Manaus”, afirmou.

No CRAS Redenção, 103 usuários entre crianças, adolescentes e idosos estão inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social. No espaço também são ofertados o serviço do Cadastro Único (CadÚnico), que é porta de acesso à programas socioassistenciais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

O CRAS tem o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Foto: Mário Oliveira / Semcom

Compartilhar