DECCM abre a 7ª Semana da Mulher com serviços gratuitos à população

DECCM abre a 7ª Semana da Mulher com serviços gratuitos à população

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado-geral da instituição, Lázaro Ramos; delegado-geral adjunto, Orlando Amaral; e delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), realizou, na manhã de terça-feira (12/03), às 9h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV – avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul), a abertura da 7ª Semana da Mulher, que, neste ano, tem como tema “Seja o seu grande amor”. O evento faz parte das comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

A solenidade contou com as presenças da secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz; o corregedor auxiliar do Sistema de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), delegado Izair Soares, que no ato representou o secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates; o subcomandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Disney Brilhante; e a comandante da Ronda Maria da Penha da PMAM, tenente Adriane Oliveira.

Estiveram presentes, ainda, o comandante do Centro de Suprimento e Manutenção (CSM) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), major Clisley Feitosa, que na ocasião representou o comandante-geral do CBMAM, coronel Danízio Valente; a deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB), e a vereadora Mirtes Salles (PR). Servidores da Polícia Civil do Estado também prestigiaram a solenidade.

Na ocasião, o delegado-geral da Polícia Civil falou da satisfação em participar de um evento em comemoração às mulheres. “É um prazer homenagear todas as mulheres nessa grande festa que foi um verdadeiro sucesso. No ano passado. tivemos cerca de dois mil atendimentos. Neste ano, nós queremos dobrar esse número”, pontuou Lázaro Ramos.

A delegada Débora Mafra destacou que a 7ª Semana da Mulher está sendo realizada com o apoio da SSP-AM e PMAM, com o intuito de valorizar a mulher do Amazonas, além de apresentar auxílio para o combate da violência doméstica. “Para realizar essa grande festa, contamos com alguns parceiros. O evento foi planejado com muito carinho, pois estamos querendo mexer com a sociedade e fazer a mulher ser tratada integramente. Hoje, essas mulheres que sofrem com a violência doméstica não têm motivos para calar. Basta denunciar que iremos estar aqui para ajudar”, declarou.

Ao longo da solenidade, 10 servidoras, entre delegadas, escrivãs, investigadoras, servidoras administrativas da Delegacia Geral, além de uma perita criminal do Instituto de Criminalística – Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB) e a comandante da Ronda Maria da Penha da PMAM foram agraciadas com certificados em agradecimento aos relevantes trabalhos prestados e o comprometimento com a causa pública no desempenho das atividades diárias.

No local foram oferecidos serviços de embelezamento, como corte de cabelo, design de sobrancelhas, penteados, limpeza de pele e maquiagem. As pessoas presentes puderam aferir a pressão, realizar consultas médicas e oftalmológicas, além da emissão da 1ª e 2ª vias do Registro Geral (RG). O evento contou com estandes de massagens, técnica de defesa pessoal, aula de Zumba e sorteio de brindes.

Além disso, a equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) fez a entrega de material educativo, informações sobre veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), palestra sobre Educação de Trânsito e Mecânica Básica. A criançada também teve o espaço Kids, com entretenimento infantil.

A cerimônia contou, também, com a participação da banda de música da PMAM. Integrantes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), vinculado à SSP-AM, sobrevoaram a área do evento e homenagearam os participantes com pétalas de rosas jogadas da aeronave.

Agradecimentos – Uma das homenageadas, a servidora administrativa da instituição Estael Lindoso, falou da emoção em ter reconhecido os quase 20 anos de trabalho dedicados à Polícia Civil. “É uma grande honra saber que o meu trabalho está sendo reconhecido. Eu procurei dar o melhor de mim para a instituição e agradeço, primeiramente, a Deus, e aos amigos que fiz na Polícia Civil. Já estou perto de aposentar, mas só tenho a agradecer por tudo que vivi até aqui. Estou muito feliz mesmo”, declarou Lindoso.

A dona de casa Isley Brandão, 49, aproveitou os serviços oferecidos no local e parabenizou os envolvidos no evento. “A respeito do evento, eu achei ótimo. Vocês dão informações para as mulheres sobre os serviços que estão sendo realizados. Temos orientação e, caso seja algo que não possa ser realizado aqui, temos o encaminhamento necessário, pois tudo para orientar a mulher é válido. As pessoas são atenciosas e isso é muito bom”, ressaltou.

Programação de serviços – Conforme Débora Mafra, a partir desta quarta-feira (13/03), das 8h às 14h, a programação em torno da 7ª Semana Mulher segue no pátio da DECCM, localizada no conjunto Eldorado, avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da cidade, onde serão oferecidos, de forma gratuita, serviços distintos, direcionados à população.

Dentre eles, atendimento médico, oftalmológico e psicológico, além de aferição de pressão e aplicação devacinas. No local será disponibilizado, ainda, cadastro e orientação sobre o programa Bolsa Família, mantido pelo Governo Federal, e, ainda, atendimento jurídico para tratar de situações que envolvam divórcio, guarda de crianças e adolescentes, pensão alimentícia, partilha de bens, dentre outras questões.

Também serão ofertados serviços de embelezamento, como depilação de sobrancelhas, esmaltação de unhas, cortes de cabelo e massagens, além de aulas de técnicas de defesa pessoal e de Zumba. A programação conta, ainda, com sorteio de brindes ao público que irá prestigiar o evento. Mais informações serão repassadas no local.

“A continuidade dessa festa será de quarta a sexta-feira, na DECCM, onde continuaremos o atendimento psicológico, jurídico, assistenciais, dentre outros. O que nós queremos é demonstrar o amor que o Estado tem pela mulher amazonense, querendo auxiliá-las integramente, sendo respeitada pelos homens que tem sido nossos parceiros cada dia mais”, finalizou a titular da especializada.

 

Foto: Alailson Santos e Erlon Rodrigues, da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado do Amazonas, e Claudio Heitor/Secom.

Compartilhar