Hiram Nicolau apresenta projeto para beneficiar Atletas Amadores

Hiram Nicolau apresenta projeto para beneficiar Atletas Amadores

O Projeto de Lei nº. 197/2018 de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD), propõe iniciativas de patrocínio a atletas, ligas ou agremiações em qualquer modalidade esportiva, por parte de pessoas físicas ou jurídicas. A meta é beneficiar esportistas, atletas de base e amadores, na capital do Amazonas.

Com a proposta, o parlamentar pretende que seja fomentado o desenvolvimento e a estruturação das categorias de base e dos atletas amadores, especialmente nas modalidades olímpicas, para que se obtenham no futuro, atletas de alto rendimento.

Qualquer interessado em prestar apoio a esses atletas poderá se inscrever em projetos esportivos existentes no município. Em contrapartida, será avaliada a concessão de benefícios fiscais ás pessoas físicas ou jurídicas que vierem a patrocinar despesas relacionadas ao desenvolvimento do esporte amador em Manaus, e que não tenham caráter comercial ou lucrativo.

O programa proposto nesse projeto de lei busca estreitar os investimentos no esporte de base junto ao polo empresarial de Manaus, em conjunto com o poder público municipal.

“Eu já recebi vários atletas pedindo apoio, muitos com potencial gigantesco, que não têm dinheiro para comprar um kimono, às vezes, é campeão brasileiro e não tem o dinheiro para pagar o almoço. Nós sabemos que existem muitas pessoas que gostam de ajudar. Eu conheço algumas dezenas de pessoas que tiram do seu próprio bolso e ajudam uma academia, um clube, um grupo de atletas, seja lá qual for o esporte, ajudam por pura bondade. Mas com a intenção de dar um incentivo a mais eu lanço esse programa, para que o executivo possa incentivar uma pessoa física ou jurídica que patrocine, que adote um atleta. Em contrapartida, dentro de normas estabelecidas pelo executivo, que ele tenha incentivos no seu IPTU, ISS, dependendo da área que essa pessoa atue, a intenção é essa”, ressaltou Hiram.

O parlamentar disse ainda que hoje há grandes investimentos voltados apenas a atletas profissionais ou de ponta, que já ultrapassaram o dificultoso processo de formação. Não há, em Manaus, uma cultura de desenvolvimento estrutural do esporte desde a base.

O Projeto de Lei nº. 197/2018 foi aparteado pelos vereadores Eloi Abreu (PHS), Cláudio Proença (PR), Elissandro Bessa (SD), Gedeão Amorim (MDB), Wallace Oliveira (PODE), Mauro Teixeira (PODE), Raulzinho (DEM) e Chico Preto (PMN). Agora, segue para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

Compartilhar