Lei municipal cria dia de conscientização e combate à depressão pós-parto em Manaus

Lei municipal cria dia de conscientização e combate à depressão pós-parto em Manaus

A depressão pós-parto é uma doença que atinge cerca de 40% das mulheres no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Com o objetivo de prevenir a doença o executivo municipal sancionou a Lei 2.498, que institui no calendário oficial de Manaus, o Dia de Conscientização e Combate à Depressão Pós-parto. A lei é de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD), aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), após ampla discussão entre os vereadores.

Durante o dia de conscientização deverão ser realizadas atividades como palestras, debates, seminários, aulas, cursos de capacitação e qualificação de profissionais, workshops, palestras, distribuição de material educativo e outras atividades que contribuam para a divulgação das informações relativas à prevenção da depressão pós parto.

As ações deverão ser focadas no atendimento às gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e maternidades do município de Manaus e tem como objetivo realizar a prevenção e detecção precoce da doença.

“O objetivo é diagnosticar e tratar essas mulheres, evitando as graves complicações que a doença traz a curto, médio e longo prazos. Os profissionais que atendem essas mulheres serão capacitados para que possam ter consciência quanto à gravidade dessa doença”, explica Hiram Nicolau.

Os sinais da depressão pós-parto são os mesmos da depressão, entre eles estão as alterações de humor, irritabilidade, insônia, não ter vontade de fazer nenhuma atividade rotineira, nem mesmo os cuidados pessoais com higiene e saúde e também de cuidar do bebê.

A depressão pós-parto pode causar angústia, tristeza sem motivos aparentes, acompanhada de desespero. Especialistas dizem que ainda não há uma causa definida para a doença mas defendem que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e cura.

Texto: Francismar Lopes – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Compartilhar