Manauara Shopping recicla mais da metade de todo resíduo produzido no centro de compras

Manauara Shopping recicla mais da metade de todo resíduo produzido no centro de compras

Atualmente, uma média de 56% de todo o resíduo sólido produzido no Manauara Shopping é reciclado, diminuindo fortemente os impactos ambientais.

Para isso, o centro de compras implementou o projeto Manauara Sustentável, voltado para a gestão consciente de resíduos. O projeto, inédito na cidade, engloba uma série de ações interdependentes e complementares que têm início dentro do shopping e chegam a envolver e beneficiar estudantes de várias escolas da rede pública municipal.

A base da proposta é a central de reciclagem que funciona 24h por dia e 7 dias por semana, onde todos os resíduos gerados no shopping passam por uma triagem e são destinados às empresas especializadas. “Criamos um modelo de gestão responsável e sustentável com diversas ações que foram traçadas pensando nas atuais e futuras gerações. Com isso, estamos reduzindo consideravelmente o impacto com descarte de resíduos sólidos e contribuindo com o meio ambiente”, afirmou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.

Para assegurar a assertividade desse modelo, o Manauara Shopping também criou ações específicas de conscientização para os lojistas e colaboradores, com ênfase para os restaurantes e praça de alimentação, cuja produção mensal é de aproximadamente 20 toneladas de resíduos orgânicos.

Neste sentido, um dos pontos fortes do projeto foi a implantação da usina de compostagem no shopping, que utiliza o resíduo orgânico originado pelos clientes na praça de alimentação e o transforma em fertilizante orgânico. A partir daí tem início outra etapa do projeto que é a utilização deste fertilizante em hortas para plantação de hortaliças orgânicas, sendo a primeira delas instalada no próprio shopping e as demais doadas e instaladas pelo centro de compras em dez escolas públicas da cidade de Manaus.

“Entendemos que levar essa experiência para fora do Manauara Shopping é fundamental para fomentar a conscientização ambiental. E a instalação das hortas nas escolas também contribui com a nutrição das crianças matriculadas nestas instituições de ensino”, afirmou Deganutti.

Recursos Naturais Poupados – Em 2018, após todas as ações tomadas, se alcançou o melhor desempenho de redução de rejeitos do centro comercial até o momento, com a reciclagem de 680 toneladas de resíduos. Isso contribuiu para aliviar a demanda por aterros sanitários da cidade além de evitar a geração de mais de 2 mil toneladas de CO². Este volume de reciclagem também possibilitou que vários recursos naturais deixassem de ser consumidos para produção de materiais:

Compartilhar