Novo reservatório de água vai beneficiar mais de 100 mil pessoas na zona Leste

Novo reservatório de água vai beneficiar mais de 100 mil pessoas na zona Leste

Mais de 100 mil pessoas estão sendo beneficiadas com o novo reservatório de água inaugurado nesta terça-feira, 21/5, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. É o primeiro de cinco reservatórios que serão inaugurados até o mês de julho pela Prefeitura de Manaus e a empresa Águas de Manaus. Os outros quatro serão entregues nos bairros da Compensa, Cidade Nova, Cidade de Deus e Colônia Santo Antônio e aumentarão em 30 milhões de litros a capacidade de reserva. Atualmente, Manaus possui 182 reservatórios, que comportam 226 milhões de litros.

“Nós estamos pensando no futuro. Estamos pensando a médio e longo prazos. Hoje, há sobra de água, mas trabalhamos preventivamente e temos mais quatro reservatórios para inaugurar nos próximos meses. Estamos estudando um cronograma para o segundo semestre deste ano e para 2020”, disse o prefeito de Manaus, durante a entrega do reservatório, apontando, ainda, fortes avanços no abastecimento de água da cidade, desde o início de sua gestão. “Manaus é uma das cidades que mais cresce, então temos que levar em conta o crescimento vegetativo e não acomodar, avançar e cumprir as metas”, completou.

Manaus também tem avançado em relação a implantação de redes de tratamento de esgoto, tanto com a inversão de metas e investimentos no contrato – estabelecendo o ano de 2030 como marco para a cobertura de 80% dos domicílios de Manaus – quanto pela troca da empresa que está atuando com grande esforço para cumprir tudo o que foi acordado.

“Queremos chegar ao final de 2020, quando termina meu segundo mandato, com um avanço grande dessas metas. Esse vai ser o grande ganho, a grande vitória que teremos, porque estaremos colocando Manaus no patamar das metrópoles que melhor cuidam de seus cidadãos”, afirmou o prefeito.

O novo reservatório, com capacidade de armazenar 7,5 milhões de litros de água, soma-se a outro construído no mesmo terreno, da rua Alecrim, com capacidade para 5 milhões de litros, mais que dobrando a capacidade de reserva para atender aos moradores da área. As obras vão beneficiar diretamente 107 mil pessoas na zona Leste de Manaus, ampliando a reserva de água tratada e reduzindo oscilações no sistema de abastecimento e na pressão de água da região. As novas unidades de reserva da Águas de Manaus ainda devem facilitar a implantação de expansões de redes na área.

“Uma obra dessas traz segurança à população. Nós podemos fazer a manutenção de forma adequada, podemos lidar com as intercorrências de problemas elétricos. Nós podemos garantir que tenha água na casa das pessoas, 24 horas por dia, isso traz a garantia de um abastecimento constante”, explicou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Médicis.

A obra foi fiscalizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). “O papel da Ageman é regular e fiscalizar o cumprimento do contrato. Nós estamos inaugurando esse reservatório, mas há outros quatros a ser entregues. Isso tudo está contemplado nas metas do contrato de concessão”, afirmou o diretor-presidente do órgão, Fábio Alho.

 

Texto – Jacira Oliveira / Semcom e assessoria Aegea

Foto – Alex Pazuello/Semcom

Compartilhar