Pesquisa do Ministério da Saúde indica que 1 em cada 5 brasileiros está obeso

Pesquisa do Ministério da Saúde indica que 1 em cada 5 brasileiros está obeso

Dados divulgados esta semana pelo Ministério da Saúde apontam que o índice de obesidade aumentou no Brasil. Segundo o site do órgão, “Em 10 anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros”.

Os números fazem parte da fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país, entre fevereiro e dezembro do ano passado com 53.210 pessoas maiores de 18 anos.

As informações foram divulgadas pelo ministro da pasta, Ricardo Barros, e publicadas integralmente na internet.  Segundo o estudo, o aumento da obesidade é um dos fatores que pode ter impactado para o crescimento de casos de diabetes e hipertensão.

“O Ministério da Saúde tem priorizado o combate à obesidade com uma série de políticas públicas, como Guia Alimentar para População Brasileira. A alimentação saudável aliada à prática de atividade física nos ajudará a reduzir a incidência de doenças como diabetes e hipertensão na população”, declarou o ministro Ricardo Barros.

 

Pesquisa também aponta mudanças positivas

O estudo identificou que a população está atenta ao problema e modificando alguns hábitos. O consumo regular de refrigerante e sucos artificiais, por exemplo, caiu de 30,9% em 2007 para 16,5 em 2016. Também foi identificado que a população com mais de 18 anos está praticando mais atividades físicas.

 

Fonte: Catraca Livre

Foto: Catraca Livre

Compartilhar