Plataforma Saber Mais lança cursos de tecnologia para educadores

Plataforma Saber Mais lança cursos de tecnologia para educadores

A plataforma Saber Mais, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e a Escola Digital, abriu as inscrições para a segunda edição dos cursos online de “Tecnologia e Currículo” e “Tecnologia na Escola”. Voltada para professores e gestores, a iniciativa tem como objetivo inserir os recursos e conteúdos digitais no dia a dia escolar.

As inscrições para as formações vão até a quinta-feira (25/4) e podem ser realizadas gratuitamente pela página oficial da plataforma, por meio do endereço eletrônico http://bit.ly/cursoonlineEAD. As aulas começam no próximo dia 6 de maio.

Ambos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem carga horária de 40h, divididas em quatro módulos autoinstrucionais. “A intenção é que esses profissionais se familiarizem com os recursos digitais e passem a incorporá-los em seus planos de aula”, afirmou a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Sabrina Araújo. “No caso dos gestores, é importante que eles reconheçam a facilidade do uso da tecnologia na escola, instruindo sua equipe pedagógica a utilizá-la na rotina escolar”.

Os cursos possuem exercícios, vídeos e tutoriais, dentre outras atividades, que visam dar suporte para que os professores e gestores concluam os módulos em seu tempo e ritmo – respeitando o cronograma das aulas, que deverão ser encerradas no dia 7 de julho.

“A primeira edição dos cursos foi bastante produtiva. Porém, não conseguimos mobilizar tantos profissionais. A ideia é que, nesta segunda oportunidade, consigamos alcançar um número ainda maior de inscritos”, destacou Sabrina. “O objetivo das aulas serem autoinstrucionais é exatamente este: abranger mais gente. A presença de um tutor acaba limitando o número de vagas, além de possuir um acompanhamento diferenciado”.

Cobrança – De acordo com Sabrina Araújo, a utilização de recursos e conteúdos digitais já é uma realidade no dia a dia de crianças e adolescentes amazonenses. “Os jovens que têm contato com a tecnologia percebem, cada vez mais, o quão estão inseridos nesse contexto e os professores e gestores precisam entender esse cenário, integrando essas ferramentas à sala de aula e à rotina escolar”, explicou a gerente de mídias e conteúdos digitais do Cemeam.

Plataforma Saber Mais – A plataforma Saber Mais foi criada com o intuito de favorecer a qualidade do ensino público no Amazonas, por meio de uma parceria entre a Seduc-AM e a Escola Digital, formada pelo Instituto Natura, Telefônica/Vivo e Instituto Inspirare.

A plataforma disponibiliza uma série de recursos para uso pedagógico de estudantes e professores, como vídeos, animações, games, aulas digitais e infográficos; informações sobre os projetos e programas pedagógicos da secretaria; e conteúdos midiáticos produzidos e transmitidos pelo Cemeam.

 

Foto: Divulgação / Seduc-AM

Compartilhar