Polícia Militar realiza formatura do curso Proerd Kids em escola da zona leste de Manaus

Polícia Militar realiza formatura do curso Proerd Kids em escola da zona leste de Manaus

Na manhã desta sexta-feira (17/05), foi realizada formatura do curso Proerd Kids, ministrado pela instrutora cabo PM Paula Nogueira, integrante da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). O evento foi realizado no Centro Educacional Colibri, no bairro Coroado, zona leste de Manaus.

A formatura contemplou seis turmas de alunos, dos turnos matutino e vespertino, com 65 alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental. O evento contou com a presença do comandante da Cicom, major PM Derquian; do coordenador do Proerd, major PM Alisson Henriques; e da gestora da Escola Colibri, Maria Alaíde Henriques; além de representantes dos professores, pais de alunos e a comunidade.

Segundo o major Henriques, o trabalho está sendo realizado em todas as escolas de competência da 11ª Cicom, com a parceria do Proerd, com o objetivo de prevenir e afastar os alunos da influência dos entorpecentes, bem como alertá-los quanto às consequências do uso e do vício e mostrar a eles que a vida não precisa desses artifícios.

Os gestores das escolas aprovam a iniciativa da Polícia Militar e agradecem por todo o apoio recebido. Como consequência, as palestras tendem a estreitar os laços de proximidade com a Polícia Militar do Amazonas, visando melhorar a sensação de segurança no bairro e evitar que esses jovens acabem sendo cooptados para ações delituosas.

Programa – No Amazonas, o Programa de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) foi implantado em 2002, inicialmente na cidade de Manaus e nos anos subsequentes, em parte dos municípios da região metropolitana e em municípios do arco de fronteira.

O Proerd aplica técnicas centradas na resistência à pressão de grupos; auxílio na tomada de decisões para dizer não às drogas; desenvolvimento de habilidades que levem à motivação. A iniciativa tem ainda caráter estratégico, objetivando educar principalmente às crianças e adolescentes na escola, seu meio natural, mediante atividades interativas auxiliadas pelo policial instrutor Proerd, juntamente com o professor.

A ação permite que as crianças desenvolvam uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis. A presença de Policiais Militares nas escolas, para a aplicação do Programa, visa minimizar os inúmeros problemas relativos à Segurança Pública, interagindo na sociedade com os cidadãos, fortalecendo o trinômio Polícia, Escola e Família.

No que concerne ao funcionamento, o Programa está estruturado em cinco currículos diferenciados em acordo com faixas etárias especificas, assim distribuídos: Proerd Kids Caindo na Real, Proerd 5º Ano Caindo na Real, Proerd 7º ano Caindo na Real e Proerd Pais.

 

Foto: Divulgação/PMAM

Compartilhar