Prefeitura de Manaus inicia revitalização de passarelas e praça em parceria com a iniciativa privada

Prefeitura de Manaus inicia revitalização de passarelas e praça em parceria com a iniciativa privada

A Prefeitura de Manaus, em parceria com três empresas locais, iniciou as obras de revitalização de quatro passarelas e uma praça da cidade, na zona Centro-Sul, como parte da estratégia de recuperação de equipamentos urbanos do Programa de Adoção de Espaços Públicos de Manaus, idealizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

A primeira passarela está localizada nas avenidas Mário Ypiranga e Djalma Batista (em frente ao Carrefour), a segunda passarela e praça próximo a passagem de nível do Boulevard Álvaro Maia, e mais duas passarelas na avenida André Araújo, Aleixo.

A secretária municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), Maria Josepha Chaves, informou que esses espaços passam por pinturas, manutenção dos corrimões, guarda-corpos e nas estruturas metálica e de concreto, ganhando uma nova comunicação visual com assinatura do parceiro privado. Segundo ela, a praça, conhecida como Seringal, também será recuperada com pintura, novo paisagismo, iluminação e recuperação de bancos e sarjetas por parte do parceiro.

“Quem ganha é a cidade de Manaus com esta iniciativa, porque fica mais bonita, mais humana e cuidada. Esse trabalho é feito com a orientação do prefeito Arthur Neto e da primeira-dama Elisabeth Valeiko, que preside a Comissão de Paisagismo, para que possamos buscar parcerias que tragam benefícios para os dois lados e a possibilidade de reformulação de todos os espaços públicos e ao parceiro privado a utilização de sua marca”, destacou. “Esse é mais um exemplo de sucesso. A passarela e a praça que estão sendo revitalizadas mudarão a vida dos moradores e frequentadores desses espaços”, completou a secretária, ao destacar que até o final do ano a prefeitura irá entregar as 20 passarelas da cidade de Manaus totalmente revitalizadas e que será cuidada pela iniciativa privada pelos próximos cinco anos.

A Prefeitura de Manaus possui um mapeamento de todos os espaços públicos da cidade, incluindo passarelas, e a Semppe realiza a busca de parceiros interessados em investir na revitalização e adoção desses equipamentos. As empresas TV Lar, Motel In Box, Itaipava, Amazonas Shopping e Tumpex já se tornaram parceiras do programa.

Para o gerente de Marketing da Itaipava, Ulisses Garcez Junior, a revitalização e adoção da passarela e praça Seringal selam a parceria feita com o município, que iniciou em julho deste ano, na assinatura do Termo de Parceria onde a marca dos 350 anos de Manaus estará estampada em latinhas da empresa. “Queremos somar e engradecer com a cidade. Manaus é a capital do Norte e queremos nos fazer cada vez mais presente. Resgatando esses espaços, tornando-o mais bonito e limpo é uma forma de contribuir com o resgate social e estabelecer cada vez mais a marca da Itaipava na cidade e ainda mais entregando esses equipamentos próximos ao aniversário da cidade”, enfatizou.

O dono do Motel In Box, Caito Venâncio, disse que foi um compromisso da empresa com os moradores do bairro Aleixo em assumir a parceria para revitalizar e adotar duas passarelas localizadas na avenida André Araújo, onde a empresa está sediada há mais de 40 anos. “Todos os nossos funcionários moram próximo à empresa, justamente para dar oportunidade aos moradores e gerar renda na comunidade. Este é o nosso compromisso social e não poderíamos deixar de contribuir com o poder público, oportunizar que as pessoas utilizem esses espaços com mais segurança a final todos nós temos que cuidar da nossa cidade”, comentou.

Ainda de acordo com o planejamento da secretaria, todas as passarelas na extensão da avenida Djalma Batista foram contempladas com parcerias para revitalização e adoção para manutenção por empresas privadas. As previsões de passarelas contempladas ainda este ano com projetos e parcerias são nas avenidas Torquato Tapajós (em frente ao Conjunto Santos Dumont), em dois pontos da avenida Djalma Batista (em frente à rodoviária e em frente ao Amazonas Shopping), avenida Autaz Mirim (em frente ao Shopping Grande Circular), duas na Avenida Darcy Vargas (próximo ao Amazonas Shopping) e na avenida André Araújo (em frente ao Parque Cidade da Criança).

Além dessas passarelas, a Prefeitura de Manaus também já havia revitalizado a estrutura da avenida Djalma Batista, no final de 2018, em parceira com o Idaam, que também adotou o equipamento para manutenção por 5 anos.

Texto – Auriane Carvalho / Semppe

Foto – Altemar Alcântara / Semcom

Compartilhar