Prefeitura lança Programa Mais Saúde para aprimoramento de profissionais

Prefeitura lança Programa Mais Saúde para aprimoramento de profissionais

Integrando as políticas públicas municipais para a área da saúde, o prefeito Arthur Virgílio Neto lançou, nesta segunda-feira, 17/9, o Programa Mais Saúde Manaus (Promais). O programa efetiva a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), criada nesta gestão, para promover o aprimoramento dos profissionais e do atendimento da saúde pública municipal.

“Fico muito feliz e muito honrado com um projeto como esse. A Escola Pública de Saúde vai revolucionar a Atenção à Saúde Primária, preparando novos profissionais e atendendo um povo que merece e precisa de toda essa atenção. Vamos dar oportunidade de estudo para pessoas que trabalham ou não na prefeitura. Temos que reconhecer que a ideia desse projeto não é nossa, copiamos de Palmas. Nossa equipe estudou todo o projeto que foi implantado com êxito lá. Então acreditamos que se deu certo lá, tem tudo para dar certo aqui”, destacou o prefeito Arthur Neto.

A base do Promais é a educação permanente em saúde, estimulando a transformação do processo de formação, produção e disseminação de conhecimento, com ênfase na Atenção Primária em Saúde (APS). O projeto também visa o cuidado e ampliação do acesso dos usuários às ações e serviços pelo município de Manaus, por meio da inserção de mais profissionais de saúde na rede de atendimento, propiciando o aprendizado dos bolsistas com vivências práticas.

“É com muita satisfação que a nossa Escola de Saúde Pública está lançando seu primeiro programa. Vamos melhorar e humanizar mais o atendimento, que é um marco na gestão do prefeito Arthur Neto, com foco na saúde básica da família. Queremos profissionais que se apaixonem por essa saúde básica, para destacar, ainda mais, a importância da prevenção, porque prevenir é melhor que remediar”, ressaltou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

O objetivo do programa é contribuir com a formação e qualificação profissional, visando a integração ensino-serviço-comunidade a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, para o desenvolvimento do Programa Mais Saúde Manaus serão criados projetos temáticos, conforme as necessidades.

Público-alvo

O programa é destinado aos profissionais de saúde, no âmbito da atenção e gestão do SUS, de acordo com as exigências de cada projeto temático idealizado. Poderão participar profissionais com ou sem vínculo com a Semsa. A seleção e a ocupação das vagas serão descritas em editais publicados pela Semsa e/ou instituição de ensino superior.

O aprimoramento dos profissionais será desenvolvido por meio dos projetos temáticos em residências médicas, uni e multiprofissional em saúde; pós-graduações lato sensu; cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Bolsas de estudo

Os bolsistas receberão auxílio financeiro, conforme as modalidades definidas pelo Programa Municipal de Bolsas de Estudo e Pesquisa para a Educação Pelo Trabalho (Probes), observando os limites dos recursos orçamentários disponíveis no ano.

O programa vai funcionar em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que vai entrar com os profissionais qualificados na formação dos demais profissionais. “A UEA entra como um forte parceiro no projeto, dando todo o suporte de profissionais qualificados, tanto na questão pedagógica, como nas questões técnicas na área da saúde. Hoje, a primeira grande especialização é essa de saúde da família, com ênfase na atenção básica, fortalecendo o SUS. E esse fortalecimento dos profissionais que estão trabalhando na ponta, consequentemente, beneficia o usuário, com profissionais de melhor qualidade no mercado”, destacou o diretor da Escola Superior Ciências da Saúde, Diego Ferreira.

Texto: João Pedro Figueiredo / Semcom e Assessorias

Foto: Mário Oliveira / Semcom

Compartilhar