Programa de Requalificação Viária de Manaus já alcançou mais de 13 quilômetros em menos de um mês

Programa de Requalificação Viária de Manaus já alcançou mais de 13 quilômetros em menos de um mês

Lançado a menos de um mês pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o Programa de Requalificação Viária de Manaus – Requalifica, já recuperou 13,5 quilômetros de vias na capital com recapeamento completo. As obras integram o pacote de ações em homenagem aos 350 anos de Manaus e acontecem, simultaneamente, em quatro frentes de obras e, ao todo, até o final deste ano vão alcançar 168 ruas, totalizando 90 quilômetros.

“Essa é apenas a primeira fase do ‘Requalifica’, que custará R$ 51 milhões aos cofres municipais, recursos garantidos por meio de operação de crédito junto ao Banco do Brasil. Manaus hoje tem crédito, porque é considerada ‘AAA’ pelo Tesouro Nacional, isso significa dizer que somos bons pagadores e somos equilibrados fiscalmente”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto ao lançar o programa, no dia 13 do mês passado.

Nesta sexta-feira, 7/6, as equipes de obras estiveram concentradas nas vias Coronel Boucinhas e Presidente Kennedy, no Zumbi, além da Titio Bittencourt, no São Francisco, ambos bairros da zona Leste. O trabalho era de aplicação da nova camada asfáltica, depois que todo o antigo pavimento foi retirado. Em outra frente, na zona Centro-Oeste, o serviço de recapeamento seguiu pelas ruas José Bonifácio e Madre Angélica, no Dom Pedro, e também na rua Adriano Queiroz, no Lírio do Vale. Na zona Norte, os trabalhos foram de fresagem (retirada do asfalto envelhecido) na rua Cesária, no bairro Cidade de Deus.

A dona de casa Glória Nobre, moradora da rua Coronel Boucinhas, disse que antes da obra alguns acidentes de trânsito aconteceram por conta da irregularidade na via. “Agora, com o novo asfalto, irá diminuir a chance dos motoristas se envolverem em acidentes de carros. Para mim está ótimo”, comemorou.

A primeira fase do “Requalifica” foi planejada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e dividida em quatro lotes, contemplando as zonas Oeste e Centro-Oeste (lote 1), com 50 vias mapeadas para receber os serviços; Norte (lote 2), com 54 vias; Leste (lote 3), com outras 38 vias identificadas; e Sul e Centro-Sul, com 26 vias. O detalhamento, com o nome de todas as ruas que serão contempladas na ação, pode ser consultado no site http://seminf.manaus.am.gov.br/, basta clicar no banner do “Requalifica”.

Entre as vias já concluídas estão as avenidas L e B (Alvorada 1), ruas Amazonas e Purus (Compensa), Senhora de Fátima e Samambaia (Santa Etelvina), rua Barretos (Grande Vitória), Barreirinha (São José) e a Marques da Silveira (Petrópolis).

Texto – Alita Falcão / Semcom

Fotos – Alex Pazuello / Semcom

Compartilhar