Que tal aproveitar os alimentos na íntegra?

Que tal aproveitar os alimentos na íntegra?

Em tempos de crise, “aproveitar” tornou-se verbo obrigatório para as donas de casa. E se o aproveitamento for sinônimo de qualidade na alimentação, fica ainda melhor.
Todas as partes de frutas, verduras e legumes podem ser aproveitadas para a sua nutrição. Cascas, sementes e talos são excelentes fontes de vitaminas, minerais e nutrientes fundamentais para nossa saúde.
As opções para deixar a mesa farta, sem desperdício, são muitas. E aqui vamos ensinar como criar pratos nutritivos, saborosos e econômicos através do aproveitamento integral de alguns alimentos bem conhecidos dos brasileiros:

Casca de manga: é importante lavar muito bem a casca da manga antes de descascá-la. Ela pode ser utilizada para fazer um delicioso suco de manga, basta bater as cascas no liquidificador, coar e adicionar água e açúcar. Pronto! Fica delicioso bem geladinho.

Casca de melancia: pode ser utilizada para fazer um delicioso doce de melancia. Como? Depois de removida a parte vermelha, retire a casca verde e rale a polpa branca que sobrou. Adicione a uma calda com água, açúcar, cravo e canela em pau. Cozinhe até apurar.

Casca de laranja: utilize-a para fazer doces em calda. Para sair o sabor amargo, deixe-as molho em água antes de cozinhá-las.

Sementes de abóbora e girassol: quer fazer um delicioso aperitivo? Basta levar estas sementes ao forno, tostá-las e temperá-las com sal.

Batata: deve-se lavar a batata muito bem, secá-la com papel toalha e aí então pode ser cozida e até frita, com a casca mesmo. Em altas temperaturas, a casca, rica em minerais e fibras, fica bem macia e pode também ser aproveitada no preparo de uma omelete.

Cenoura: a casca da cenoura também deve ser bem lavada antes de consumida – alguns preferem até não arriscar e só compram cenouras orgânicas. As folhas da cenoura que geralmente vão para o lixo servem para deixar refogados, sopas, omeletes e suflês mais nutritivos. As folhas contêm muito betacaroteno e cálcio e, apesar de não serem muito saborosas, enriquecem um bom caldo.

Salsinha: aproveite o talo da salsinha na hora de preparar temperos, pois ele contém vitamina C, cálcio e fósforo.

Banana: você pode não acreditar, mas, graças à consistência da casca de banana, é possível fazer geleia, bolo, brigadeiro e farofa. Além do mais, ela tem mais vitamina C e o dobro de potássio do que a polpa da fruta.

Mamão: a casca do mamão é uma importante fonte de betacaroteno e ajuda na digestão. Pode ser consumida pura ou em bolos, sucos e até ensopados. Já a semente do mamão favorece o funcionamento do intestino e pode incrementar saladas, por exemplo.

Melão: depois de cozida, a casca do melão pode ser utilizada em farofas e saladas. Para se ter uma ideia da riqueza dessa sobra, a casca tem quase seis vezes mais cálcio e fósforo do que a polpa da fruta.

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