Seap realiza atividades alusivas ao Março Lilás

Seap realiza atividades alusivas ao Março Lilás

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSPAM), promoveu, nesta quinta-feira (14/03), uma palestra de prevenção ao câncer de colo de útero a um grupo de internas da Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), localizada no km 8 da BR-174. A ação, em alusão ao “Março Lilás”, também faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08.

A coordenadora de saúde da Seap, Alyne Botelho, realizou uma dinâmica reflexiva, roda de conversa, distribuição de preservativos femininos e ressaltou a importância da prevenção ao câncer de colo de útero. Ao final, houve sorteios de brindes e lanche para as participantes do evento.

A ação também tem como ponto relevante o cuidado da autoestima e a valorização das internas. Segundo o diretor da unidade, capitão Paulo Cordeiro, “o evento foi pensado para comemorar o Dia Internacional da Mulher e reforçar a importância que elas têm, mesmo estando em uma situação de reclusão”, diz ele.

Outros eventos voltados para as mulheres continuarão nas próximas semanas em outras unidades femininas da capital. No próximo dia 19 haverá ação no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), no dia 22, na Unidade Prisional Feminina Semiaberto (UPFSA).

Cine – Na mesma unidade prisional, as reeducandas participaram da atividade do “Cine Cultura”. O projeto aconteceu na sala de atendimento do setor psicológico, onde foi exibido o filme ‘O presente’, que aborda uma nova visão para as pessoas que tiveram a liberdade privada.

Familiares dos reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada a 170 quilômetros de Manaus, participaram nesta manhã do Projeto de “Planejamento Familiar”. Nove internos participam do projeto, que é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família.

Compartilhar